quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ótimo Documentário sobre Castro Alves

Caros leitores do Sacrário das Plangências, assim como no documentário sobre Cruz e Sousa, recomendar-lhes-ei um documentário da série "De Lá Pra Cá", com os devidos cuidados e comentários. Neste caso, o poeta Romântico, sublime bardo da terceira fase, mas que iniciou-se com uma fase essencialmente ultra-romântica (sempre há de se pontuar o exemplo de Casimiro de Abreu, que, não obstante alguns questionamentos sociais, tinha como base paixões e sonhos em suas Primaveras, ou seja, não caracterizando obstativos os feitios de cada fase para se desenvolver a poesia de outra fase do Romantismo brasileiro).

Parte I

Parte II



Dos vídeos, há algumas coisas sobre as quais podemos pontuar, sugerir e questionar: Alexei Bueno, em seu início de discorrer, diz-nos que houveram dois grandes Românticos em nossa Literatura - Gonçalves Dias e Castro Alves. Esquecendo da figura de Álvares de Azevedo, à qual é creditada a melhor feição do  nosso Romantismo de Introspecção, Bueno olvida um dos pontos altos de nossa literatura, seja no gênero poético, teatral ou de contos. Mas não julgo uma total novidade essa opinião - pois o Ultra-Romantismo é um gênero totalmente posto de lado atualmente, apesar de suas inúmeras qualidades líricas e humanas (e surpreende tal opinião vinda de Alexei, pois ele é um exímio colecionador, pesquisador e historiador da poesia brasileira).

Caso queiram saber mais dados sobre a vida de Castro Alves e do Movimento Romântico, recomendo o livro "A Vida Literária no Brasil Durante o Romantismo", de Ubiratan Machado (Editora Tinta Negra, Rio de Janeiro, 2009). Claramente sendo um livro não escrito por historiador, muito pela preferência de evidenciar os fatos, não as análises (engenho historiográfico stricto-sensu), é um livro leve e que entretém o leitor de forma ampla - pois faz a óbvia aliança da história e da literatura.

E,enfim, para descobrirem devidamente Castro Alves, em suas várias faces, faz-se necessária a leitura de sua Obra Completa, constituída e entendida atualmente por Espumas Flutuantes e Os Escravos.

Abraços,
Cardoso Tardelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário